Conheça a Província
de Huambo

DADOS GERAIS

A Província do Huambo está localizada na parte centro do país, tem 11 municípios, Huambo (Capital), Bailundo, Ekunha, Caála, Katchiungo, Londuim-bale, Longonjo, Mungo, Tchindjenje, Tchicala Tcholohanga e Ucuma, e cobre uma superfície de 35.771 Km². Tem 2,3 milhões de habitantes.

A 8 de Agosto de 1912 foi fundada a cidade do Huambo, que em 1928 foi baptizada com o nome de Nova Lisboa e proposta para Capital de Angola, o que não aconteceu pois Luanda tinha melhor posicionamento a nível de contactos por via marítima. Já foi considerada uma das mais bonitas cidades de Angola.

A língua nacional mais falada na província é o Umbundo (dos Ovimbundo), mas a língua oficial é o Português.

O grupo étnico maioritário é o Ovimbundo. Predomina a religião Católica.

O clima é tropical de altitude, com uma estação seca e fria e uma estação chuvosa, onde o calor quase não se faz sentir, pois as precipitações são constantes. As temperaturas médias anuais chegam a ser inferiores a 19ºC.

A agricultura é o principal factor económico da população, sendo que os produtos mais importantes são o milho, trigo, batata rena, batata doce, café arábico e plantas aromáticas.

Além da agricultura, o Huambo tem outras actividades económicas como a silvicultura, pecuária, turismo e alguma indústria (alimentar, têxtil, de madeiras, mobiliário, entre outras).

CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES

O estado em que se encontram os meios técnicos e respectivos imóveis tem incitado a preocupação das autoridades locais para a sua reabilitação e apetrechamento, desde a extensão das linhas telefónicas, a instalação do sistema WIRELESS de telecomunicações e telégrafos para os correios nas sedes de Municípios, bem como também a necessidade de ser instalado equipamento de informação e observação meteorológica.

No que respeita às comunicações telefónicas em particular, há rede fixa na capital e em grande parte das capitais provinciais, como Huambo. Mas existem também duas redes móveis, a Movicel (pública) e a Unitel (privada), que cobrem as principais capitais do país, nomeadamente Huambo, Luanda, Cabinda, Cunene, Benguela, Huíla, Namibe e Zaire.

O sistema "roaming" funciona através da rede móvel privada, que utiliza o sistema europeu.

ÁGUAS E ELECTRICIDADE

Águas

O sistema de água canalizada na cidade do Huambo é por adução forçada, constituído por duas centrais de captação e três centrais distribuidoras, nomeadamente:

Electricidade - Central nova

Três centrais a elevatórias de distribuição, oito electrobombas sendo para água bruta e 4 para recalque à cidade.

Para o tratamento da água, existe uma secção que utiliza cal viva, hipoclorito de cálcio e cloro granulado.

A capacidade instalada é de 860m3/h, dos quais apenas disponíveis 500m3/h.

Nos restantes Municípios, não existem grandes problemas de captação de água, porque grande parte possui sistema de gravidade. Existem graves problemas a nível do tratamento e distribuição de água, devido a falta de recursos financeiro para o efeito.